terça-feira, 20 de novembro de 2007

PROJETO LEVA FISIOTERAPIA PARA GESTANTE


Um projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Saúde, está levando a um grupo de 20 gestantes de baixa renda, do bairro Luciano Cavalcante, acompanhamento fiosioterápico e alimentar. As ações ocorreram aos sábados, a cada 15 dias, na Unidade de Ação Comunitária Inês Helena Cals. As aulas tiveram como temas hábitos alimentares, higiene e afetividade. O programa, de dez etapas, incluiu ainda exercícios específicos, postura, saúde e comportamento.O grupo, formado 80% por adolescentes, aprendeu também a shantala, técnica de massagem para recém-nascidos que, além de aliviar desconforto, reforça o vínculo afetivo entre mãe e filho.
O projeto, coordenado pela professora e fisioterapêuta Neiliane Sales, contou com a participação de 23 alunos da cadeira ‘‘Fisioterapia Uro-gineco-obstétrica’’, do curso de Fisioterapia da Fanor.O objetivo, segundo Neiliane, é estimular entre as gestantes o vínculo afetivo com seus filhos, e não dar apenas uma orientação mecânica de como cuidar do bebê. ‘‘A transformação da sociedade começa nessa educação com amor, olhar nos olhos da criança enquanto troca uma fralda, desenvolver esse vínculo materno’’, comenta a professora.
A idéia do projeto surgiu por iniciativa da coordenadora da Unidade Inês Helena, Joyce Carvalho, que, paciente particular de Neiliane, resolveu levá-lo para a comunidade. Responsável por ações sociais da Secretaria Executiva Regional (SER) II, Joyce pretende implantar, em fevereiro, mais dois projetos de fisioterapia para gestantes: na Cidade 2000 e na Fanor.

Um comentário:

Ftª Vivian Pimenta disse...

olá Juliana parabéns pelo projeto, tbm quero iniciar um aqui na minha cidade. É bom saber que a fisioterapia possibilita para a gestante um bem estar maravilhoso, que de tudo certo.